sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Entrevista a Debora Ando.

A Oficina do Cego foi entrevistada por Debora Ando, artista e professora de gravura em Dublin, numa conversa em torno sobretudo das questões da educação, partilhando-se modelos pedagógicos.
Entrevista (em âinglishe) aqui.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

terça-feira, 23 de setembro de 2014

PRIMEIRA EDIÇÃO DO “PRÉMIO OFICINA DO CEGO”!

O Prémio da Oficina do Cego 2014 oferece 300 Euros à melhor edição independente a concurso.

Trata-se de um prémio bienal que visa estimular a edição independente em Portugal, assim como criar uma comunidade crítica e de atenção para com este tipo de produção no nosso país.  

Podem candidatar-se todas e quaisquer publicações em papel de pequenas editoras, auto-editores, livros de autor, fanzines ou outros de natureza semelhante, nos mais diversos formatos e com os conteúdos desejados pelos autores publicados entre Setembro de 2012 e Setembro de 2014. Não se dirige a projectos inéditos, mas antes a títulos de facto já publicados.   

O júri é constituído por dois membros convidados pela Associação Oficina do Cego: a artista plástica, autora de banda desenhada e livros de artista, e docente Alice Geirinhas, e o tipógrafo, autor e docente Jorge dos Reis, assim como pelo actual Presidente da Direcção da Associação, Pedro Moura.

O concurso terá duas fases. A primeira traduz-se numa espécie de triagem de publicações que será feita sobre formatos digitais que deverão ser enviados até dia 15 de Novembro por email, acompanhados da ficha técnica (em anexo no regulamento). A segunda fase será uma análise das publicações propriamente ditas, que deverão ser enviadas até 15 de Dezembro. Os resultados da primeira fase serão anunciados numa das Sextas-Feiras Sociais da Oficina do Cego, enquanto que o vencedor final será anunciado numa ocasião própria até ao dia 20 de Janeiro de 2015.

Para descarregar o regulamento, clicar AQUI.

Para mais informações, vão consultando o nosso blog, no separador específico que será criado (Prémio OC), ou contactem-nos através do email oficinadocego@gmail.com.

sábado, 20 de setembro de 2014

PRAZO PARA INSCRIÇÃO NO JANTAR DO ANIVERSÁRIO



Associados e amigos, têm até segunda (22) para se inscreverem no jantar-festa do 5º aniversário da Oficina do cego. Não deixem passar! Basta enviar mail para oficinadocego@gmail.com.
Dizer que se vai no facebook não chega!

Será oferecido aos associados presentes o número zero da Colecção Abstrusa, assim como um exemplar do jornal comemorativo. E haverá rifas com prémios maravilhosos.

Toda a informação sobre a festa AQUI

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

SEXTA FEIRA SOCIAL | 19 SET



Na última semana antes do aniversário, muito trabalho para terminar: imprimir, vincar, encasar, agrafar e aparar, há para todos os gostos. Apareçam para dar uma ajuda e aprender.

Quem trabalhar precisa de munição: refresco e vitualhas.

(na imagem, o banho de ouro que cobriu a Kobolt na última sexta)

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

SEXTA FEIRA SOCIAL | 12 SET


Esta Sexta-Feira daremos continuidade aos trabalhos conducentes às comemorações do nosso 5º aniversário (2 de Setembro), incluindo a impressão da capa do número zero da colecção Abstrusa.


Haverá tapa-bocas reforçados e à escolha do freguês (tostas de húmus de abóbora assada, tapenade e/ou pasta de atum e pickles, com picantes opcionais, linguiças picantes e para meninos, salsichas grossas e papadum, entre outras coisas). Refrescos como sempre.

E temos porta de cara lavada!

video

As comemorações já começaram!

terça-feira, 9 de setembro de 2014

!5! ANOS !5!

josé feitor




No dia 23 de Setembro de 2009 nascia a associação de artes gráficas Oficina do Cego. No seu regulamento propunha-se, a título lírico, defender "A divulgação do grafismo como mundividência estética, filosófica e socialmente válida". Na altura apontámos para uma sobrevivência de 3 anos, mas a verdade é que já lá vão cinco, sempre a crescer com a ajuda de todos.

No próximo dia 26 (sexta-feira mais próxima do aniversário) rumamos aos Amigos do Minho, instituição companheira que acolherá os festejos com pompa e circunstância.

PROGRAMA para o dia 26:

19H30: Concentração no Largo do Intendente.
20H00: Entrada nos Amigos do Minho.
20H30 - 22H00: Jantar
22H30: Actuação do Presidente Drógado
23H00: Rifas
23H30: Festa com DJ Dinossáurio Moura e Adéle Blanc-Sec


Convidamos desde já todos os associados e amigos, que deverão fazer a sua inscrição até dia 20 de Setembro. Durante o jantar serão distribuídos aos associados as ofertas que ainda estamos a preparar e que permanecem no sigilo (a não ser que queiram aparecer na sexta para ajudar na sua preparação).

As rifas, presença habitual nas festas da OC, serão de luxo: sai sempre, e do lote fazem parte originais (de associados como André Lemos, Filipe Abranches e José Feitor) e impressões, para além de muitos posters e publicações.

Para inscrição no jantar e mais informações (nomeadamente preço e ementa), contactar oficinadocego@gmail.com

INFORMAÇÃO MAIS DETALHADA AQUI


segunda-feira, 8 de setembro de 2014

NOVOS WORKSHOTS PARA SETEMBRO

A pedido de várias famílias...



NOVOS WORKSHOTS!
WORKSHOT Introdução à Banda Desenhada
Dia 20 de Setembro
FORMADOR: Pedro Moura
Duração: 3 horas / 1ª sessão 10 – 13 horas / 2ª sessão 14 – 17 
Materiais fornecidos pela associação

WORKSHOT Impressão Têxtil
Dia 21 de Setembro
FORMADOR: Cláudia Dias
Duração: 3 horas / 14 – 17 horas 
Materiais fornecidos pela associação 

WORKSHOT Tipografia
Dia 27 de Setembro
FORMADOR:  Manuel Leitão
Duração: 3 horas / 1ª sessão 10 – 13 horas / 2ª sessão 14 – 17 horas
Materiais fornecidos pela associação

WORKSHOT Fabrico de papel
Dia 28 de Setembro
FORMADOR:  João Sebastian
Duração: 3 horas / 1ª sessão 10 – 13 horas / 2ª sessão 14 – 17 horas

Para inscrições ou dúvidas enviar um e-mail para ocformacao@gmail.com 

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

SEXTA FEIRA SOCIAL | 5 SET

linogravura do associado José Feitor para futura publicação OC

Esta sexta retomamos a actividade social, com a prensa tipográfica a funcionar a todo o vapor na preparação das iniciativas editoriais do dia 26 de Setembro, dia em que celebraremos os 5 anos da Oficina do Cego. Retomaremos também a tradição dos refrescos (que ainda faz calor) e dos tapa-bocas, com petiscos a não perder.

A programação dos festejos de 26 de Setembro segue dentro de momentos.


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

RUMO A 26 DE SETEMBRO, A TODO O VAPOR


Já iniciámos as diligências editoriais e oficinais para as actividades de dia 26 de Setembro. As explicações dentro de momentos.