domingo, 31 de maio de 2015

3 JUNHO 2015 | EXPOSIÇÃO EM ALVALADE


A Oficina do Cego foi convidada para mostrar o que vale a um novo público. Na próxima Quarta-feira, pelas 19h30, estaremos a inaugurar uma mostra, intitulada "PROVA DE COR", na Junta de Freguesia de Alvalade, a convite da mesma.

Esperamos encontrar muitos associados nessa ocasião, para dois dedos de conversa e explicar os passos da nossa vida associativa.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

SEXTA FEIRA SOCIAL | 29 MAIO 2015: O QUE UM LIVRO PODE


Por ocasião do encontro O que um livro pode, que a Oficina do Cego co-organiza todos os anos conjuntamente com a Ghost, a Stet, a Tipo.Pt e o Atelier Real, estaremos a conviver fora de portas.

Dessa forma, a Oficina do Cego encontrar-se-á FECHADA, mas estaremos em peso e em festa no Atelier Re.Al, entre as 18h e as 21h, no meio de muita edição independente.

O programa é variado e festivo, estendendo-se durante todo o fim-de-semana. Informai-vos aqui.

Também há lá comilaina e buída.

Aparecei!

domingo, 24 de maio de 2015

ABSTRUSA 03: "Mester, Papel e Ofício".


O pequeno volume no. 03 da colecção Abstrusa, Mester, Papel e Ofício já está pronto. 

É uma colecção de oito octetos octossílabos escritos numa linguagem de sabor antigo, gongóricos, talvez, de Vieira de Santa Justa, com "ilustrações" sob  forma de padrões de fundo tipográfico feitos por João "Papeleiro Louco" Sebastian.

A tiragem é de 51 exemplares e estará à venda no próximo fim-de-semana no Atelier Re.Al, integrado no encontro O que um livro pode, co-organizado pela Oficina. 

Anunciaremos o "lançamento" oficial mais tarde, provavelmente na Sexta-feira social de 5 de Junho.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

SEXTA FEIRA SOCIAL | 22 MAIO 2015


Não somos o Brian Dettmer, é certo, mas de quando em vez também escarafunchamos livros para ver como é que funcionam. E, por vezes mesmo, conseguimos montá-los de maneira a que funcionem novamente. Ou então temos bichos novos, ou criaturas de Frankenstein que lá marcham. 

Ora, esta Sexta-feira estaremos todos juntos a marchar precisamente na direcção dos dois próximos Abstrusas. Já estivemos mais longe, mas toda a ajuda é pouca para dobrar, aparar e coser cadernos impressos.

Há cadeirinhas para o conforto, música q.b. para o espírito e víveres para os afaimados.

Vinde.


sexta-feira, 15 de maio de 2015

SEXTA FEIRA SOCIAL | 15 MAIO 2015


A ver se não nos aviamos... A semana do O que um livro pode aproxima-se a galope, e estamos a querer acreditar que dois novos volumes da Abstrusa estarão prontos para serem lá lançados. Nem que a vaca tussa pelo menos um estará! 

Para isso, precisamos de as mugir e pôr alinhadinhas no curral. Mão-de-obra é necessária, a preços de empreendorismo liberal-contemporâneo, isto é, "ganha-se experiência". Vem daí, "jovem", é um "summercamp" em "springtime" que te dará "endurance" para a vida activa futura que te espera. Faz-te ao bife. Ou pelo menos à tosta de atum.

Pois então, hoje a prensa tipográfica vai rodar, assim como as emulsões serigráficas e a cisalha, e consta que alguém estará a arrumar o quarto escuro, para passarmos a outros jogos.

Comes e bebes... lá estarão para dar a manducar a quem trabucar (e aos amigos, não somos sovinas).

quarta-feira, 13 de maio de 2015

FORMAÇÃO PAPEL MARMOREADO

NOVA DATA: PAPEL MARMOREADO
30 de Maio (sábado) | 14H - 17H

Formador: Octávio Júlio (Ikarus)
Preço da formação: não-associados 60€ | associados 50€
(O preço inclui kit base individual (banho, 5 cores e ox-gall) entregue no final da formação.)
Número de Participantes: 6 (mínimo e máximo)
Destinado a adultos





Introdução
A história do Papel Marmoreado e a sua evolução ao longo dos tempos. O conhecimento dos diferentes materiais de acordo com as diferentes técnicas a utilizar, incluindo a preparação do próprio banho, das tintas e o papel de suporte. 
O entendimento e a relação que se estabelece entre a concentração dos pigmentos e a plasticidade das diferentes tintas, e a concentração do próprio banho, tendo em atenção os resultados finais. A seleção e escolha dos materiais de apoio, tinas, pinceis, pentes e o próprio papel. Os padrões.
A utilização do papel marmoreado.

Plano de trabalho

Preparação do banho
Preparação do papel
Realização de pentes.
Diluição das tintas, aguarela, gouache, acrílico.
Ox-gall 
A aplicação das tintas no banho
A utilização de pentes.
Os diferentes padrões.
Colocação do papel e levantamento.
Métodos de secagem.
Limpeza do material.
Experimentação. 
Dúvidas e esclarecimentos.


Contacto para inscrição e dúvidas: ocformacao@gmail.com

segunda-feira, 11 de maio de 2015

JUMBO #3




Esta reprodução serigráfica de uma ilustração do artista Filipe Abranches é a terceira da colecção JUMBO, uma iniciativa editorial da OFICINA DO CEGO. Foi impressa nos dias 5 e 6 de Maio de 2015 por José Feitor, com a assistência de Manuel Leitão e do próprio Filipe Abranches. Foram aplicadas duas camadas de tinta acrílica Unico sobre papel Fedrigoni de 230 gr. Cada prova vai assinada pelo autor de acordo com a regra. Para além das 35 provas da tiragem, imprimiram-se 3 provas de artista, 2 provas hors commerce e 2 provas de atelier, num total de 42 exemplares. No verso todas a provas estão autenticadas com os carimbos da OFICINA DO CEGO e da colecção.

JUMBO # 2


Esta reprodução serigráfica de uma ilustração do artista Lucas Barbosa é a segunda da colecção JUMBO, uma iniciativa editorial da OFICINA DO CEGO. Foi impressa nos dias 28 de Abril e 3 de Maio de 2015 por José Feitor, com a assistência de Rodrigo Gonçalves e de Lucas Barbosa. Foi aplicada uma camada de tinta acrílica Unico, seguida de uma camada de tinta fosforescente, sobre cartolina de 180 gr. da Companhia de Papel do Prado. Cada prova vai assinada pelo autor de acordo com a regra. Para além das 35 provas da tiragem, imprimiram-se 3 provas de artista, 2 provas hors commerce e 2 provas de atelier, num total de 42 exemplares. No verso todas a provas estão autenticadas com os carimbos da OFICINA DO CEGO  e da colecção.

JUMBO #1



Esta reprodução serigráfica de uma ilustração do artista José Cardoso é a primeira da colecção JUMBO, uma iniciativa editorial da OFICINA DO CEGO. Foi impressa no dia 28 de Abril de 2015 por José Feitor, com a assistência de Rodrigo Gonçalves. Foi aplicada uma única camada de tinta acrílica Unico sobre papel Corderons de 250 gr. Cada prova vai assinada pelo autor de acordo com a regra. Para além das 35 provas da tiragem, imprimimos 3 provas de artista, 2 hors commerce e 2 provas de atelier, num total de 42 exemplares. No verso todas a provas estão autenticadas com os carimbos da OFICINA DO CEGO e da colecção.

domingo, 10 de maio de 2015

COLECÇÃO JUMBO

A colecção JUMBO é composta por reproduções serigráficas de ilustrações de autores portugueses. Esta iniciativa editorial da Oficina do Cego parte de pressupostos inalteráveis: suporte aproximado ao 50X70 cm; máximo de 2 cores; 35 exemplares. Os primeiros 3 números desta edição foram ontem apresentados ao público no evento TRANSFER, em Guimarães. Trata-se de reproduções de trabalhos de José Cardoso, Lucas Barbosa e Filipe Abranches.

A partir da próxima sexta feira social (15 Maio) poderão vê-los e comprá-los na Oficina. Custam 15 euros (10 para associados).




quinta-feira, 7 de maio de 2015

Rumo a Guimarães, para mais uma edição TRANSFER

Este fim-de-semana vamos estar em Guimarães a participar na Feira de Edições TRANSFER. Temos para mostrar as nossas edições e uma grande novidade editorial chamada JUMBO. Nas Oficinas Livres a nossa proposta é convidar os participantes para experimentarem as artes do Papel Marmoreado e desenharem Tipografia Modular com stencil. Vai ser animado.

Deixamos aqui uma imagem do programa completo.



quarta-feira, 6 de maio de 2015

SEXTA FEIRA SOCIAL | 8 MAIO

Esta próxima Sexta-Feira a Oficina do Cego faz uma Sexta Feira Social diferente. Além do habitual convívio com os associados, o público pode apreciar o lançamento do volume As Borboletas Não Têm Dentes do Siso. Este é o simpático e exótico título que dá nome a uma antologia de textos narrativos dos participantes do Curso Intensivo de Escrita Narrativa dado por Rafael Dionísio, materialização dos conteúdos propostos e desenvolvidos nesse curso, o chegar-ao-fim de um processo completo de idealização, criação, escrita, paginação e edição. A Oficina do Cego apoiou a edição fornecendo uma capa impressa em tipografia. Os seus autores André, Alípio, Cristina, Joana e Jorge, e o formador, convidam todos para virem ao lançamento, esta sexta, às 20h.


video