GALERIA

V CURSO DE AUTO-EDIÇÃO (2016)
PROJECTOS DOS FORMANDOS



Hugo Henriques





Cláudia Fidalgo





Joana Fialho





Catarina Alves Lopes





Elias Gato





Joana Fontes





Inês Machado





Ana Afonso





Dedo Mau





Luís Santos




V CURSO DE AUTO-EDIÇÃO (2016) 
Fotos do lançamento das publicações realizadas no âmbito do V curso de Auto-Edição da Oficina do Cego. Os formandos/ autores/ editores: Ana Afonso, Catarina Alves Lopes, Claúdia Fidalgo, Dedo Mau, Elias Gato, Hugo Henriques, Inês Machado, Joana Fialho, Joana Fontes e Luís Santos.
A equipa de formadores: José Feitor (coordenação pedagógica e serigrafia); João Sebastian (tipografia); Hugo Soares (cianotipia); Manuel Leitão (acabamentos); Inês Cóias (gravura); Cláudia Dias e Paulo Vinhas (paginação e maquetagem); Pedro Moura e Sara Figueiredo Costa (enquadramento teórico); Catarina Leitão (pop-up); Alexandra Baudoin (fotografia).

As fotografias são da Carla Rosado.

Obrigado ao Bar Irreal pelo espaço e disponibilidade.























IMPRESSÃO DO CARTAZ DO FILME "CHATEAR-ME-IA ....", 
DO ASSOCIADO FILIPE ABRANCHES (2016)













IMPRESSÃO DO CARTAZ DO PRÉMIO OC (2014)





A OFICINA FESTEJA O 5º ANIVERSÁRIO (2014)
Jantarada com direito a concerto do Presidente Drógado na Casa do Minho.






A OFICINA NA RUA (2014)
A Oficina do Cego no Largo do Intendente em workshop aberto.








IMPRESSÃO DO Nº ZERO DA COLECÇÃO ABSTRUSA (2014)

João Sebastian no comando.





FEIRA DE EDIÇÕES CARPE DIEM (2014)
A Oficina do Cego participou na feira de edições organizada pela STET
 no jardim do Carpe Diem Arte e Pesquisa.







FUTURA PUBLICAÇÃO
Na sexta-feira social de 13 Junho de 14, os associados-ilustradores José Feitor, Lucas Barbosa, Inês Cóias e Luísa Bigode estiveram a gravar matrizes de linóleo para uma futura publicação.








MANUAL DE AUTO-HIPNOSE
O resultado da sexta-feira social de 30 de Maio de 14 partiu de desenhos gerados por harmonógrafo, impressos depois em serigrafia pelo António Coelho. O José Feitor escreveu o texto, manuscrito pela Luísa Bigode, e a capa foi impressa em tipografia pelo João Sebastian.










O QUE UM LIVRO PODE
A Oficina do Cego participou nos encontros à volta do livro de artista 
e da auto-edição, no Atelier REAL, em Abril de 2014.





FEIRA DE EDIÇÕES TRANSFER (2014)
A Oficina do Cego participou na feira de edições e nas oficinas de impressão TRANSFER, em Guimarães. Procurando explorar a imagem produzida através de contacto ou por transferência, o encontro ofereceu várias possibilidades de aprendizagem, partilha e participação no âmbito das técnicas de impressão e do experimentalismo editorial.





PUBLICAÇÃO COLECTIVA TRANSFER
Impressão da nossa parte da publicação colectiva a propósito da feira de edições TRANSFER, com recurso a espuma vinílica acetinada (EVA).









CARTAZES 25 DE ABRIL (2014)
Para comemorar os 40 anos do 25 de Abril, fizémos uma série de cartazes em tipografia, stencil e serigrafia. Realizámos ainda um atelier de criação de cartazes no âmbito dos encontros "O que Um Livro Pode".







SEXTA-FEIRA SOCIAL 14 DE FEVEREIRO (2014)
Celebrámos o Amor. Com leitura de poemas sobre o tema e imprimindo postais em tipografia móvel.







CONVERSAS LI-LX
Na sexta social de 6 de Fevereiro de 14 recebemos o projecto das Conversas na nossa Oficina. Além do lançamento da sexta publicação, que reúne as Conversas LI-LX, estivémos a imprimir a capa da publicação, em serigrafia.









OFICINAS DO CONVENTO (2014)
A OC foi até Montemor, às Oficina do Convento, para 3 dias de formação de Encadernação. Partilhamos aqui algumas das fotografias tiradas pelo Tiago Fróis.







EXPEDIÇÃO OC #01: TIPOGRAFIA POPULAR DO SEIXAL (2/2/14)
Os associados rumaram à Oficina onde o multifacetado tipógrafo Eduardo Palaio revela com erudição e entusiasmo a história e a estética de uma arte secular mas não extinta. O associado João Sebastian compôs e imprimiu o roteiro desta primeira expedição. Antes da visita de estudo propriamente dita, uma caldeirada a rigor n'A Tareca, para soltar a língua e a vontade. Organizaram esta primeira visita sem mácula os associados Cláudia Dias e Paulo Vinhas.




SARILHOS
Making of da última edição da OC, Sarilhos, de André Lemos. Montijo, atelier Mike goes West, final de 2012 (mais detalhes sobre a publicação AQUI)







OFFSET NA CASA PIA

Protocolo com a Casa Pia de Lisboa. Ao longo de 2012 ocupámos o espaço da gráfica da Casa Pia no âmbito de um protocolo com aquela instituição que nos permitiu uma experiência intensa de trabalho com a técnica de offset. O Manuel Leitão dirigiu os trabalhos e conduziu com perícia a Heidelberg Printmaster.







O QUE UM LIVRO PODE

O Que Um Livro Pode - Encontros à volta do Livro de Artista e da Auto-Edição, Lisboa, 8-11 de Dezembro 2011, uma organização da Oficina do Cego e da GHOST associação,
em colaboração com o Atelier Real e a livraria STET.










OC NA EXPERIMENTA

Exposição da Oficina do Cego na Experimenta Design 2011, a pensar na divulgação dos trabalhos dos formandos do 2º curso de Auto-Edição, 
no espaço do Antigo Tribunal da Boa Hora (Lisboa, Out./Nov. 2011)





RESIDÊNCIA GHOST

Residência artística integrada no Projecto Ghost/Real (Lisboa, Maio 2011)








OC NA FEIRA LAICA

Oficina do Cego na Feira Laica (Lisboa, Mercado do Forno do Tijolo, Dezembro 2011):





EXPOSIÇÃO NAS CALDAS
Exposição Oficina do Cego - processos de criação e edição (Caldas da Rainha, Outubro 2010)