terça-feira, 9 de dezembro de 2014

TERCEIRA EXPEDIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO OFICINA DO CEGO







A associada Catarina Figueiredo Cardoso, coleccionadora e organizadora desta exposição, disponibilizou-se para nos guiar numa visita personalizada.

Foi no passado dia 22 de Novembro

A exposição está patente na Biblioteca Nacional de Portugal até ao dia 31 de Janeiro.

9000 FORMAS DA FELICIDADE
Livros das Edições Pulcinoelefante
na Colecção de Catarina Figueiredo Cardoso

Os livros de Alberto são quatro ou seis folhas de papel Hahnemühle tamanho A4 dobradas em A5. Contêm um aforismo ou um pequeno poema impresso em caracteres móveis, e uma ilustração: uma impressão digital dos desenhos de Alberto, uma xilografia de Adriano Porazzi, águas-fortes, litografias, fotografias, colagens, desenhos e pinturas com todas as técnicas, ready-mades, esculturas, as intervenções mais variadas. As tiragens vão de 15 exemplares a 30 ou 35. Os livros são numerados sequencialmente.
Com esta escolha, procuro revelar a variedade, a riqueza, a alegria quase sempre, que estes livrozinhos (os libricini do Alberto) encerram e desvendam. Há um núcleo de livros de Alda Merini, outro de Pulcini escritos e ilustrados apenas pelo Alberto. Mas há sobretudo a poesia e a beleza intrínsecas a umas quantas palavras, a uns traços no papel, à harmonia da sua conjugação.
Pulcinoelefante é a editora de Alberto Casiraghy. Nasceu em Osnago (Cantù, Como, Itália) em 1982, numa tarde ventosa.  

Sem comentários:

Enviar um comentário