segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Curso de Técnicas e Práticas de Edição e Impressão: auto-edição


Estão abertas as inscrições para o Curso de Técnicas e Práticas de Edição e Impressão: auto-edição. Os interessados devem contactar a Oficina do Cego através do e-mail oficinadocego@gmail.com até ao dia 21 de Fevereiro.
 
Destinatários:
Profissionais e estudantes de artes plásticas, designers, professores e outros interessados pela edição de autor de natureza gráfica e pelas artes gráficas em geral.

Candidaturas:
As inscrições serão efectuadas após selecção dos candidatos, com base numa entrevista com alguns dos formadores e na avaliação do portfolio. Na entrevista, os candidatos deverão apresentar o seu portfolio em formato digital (imagens em formato jpeg ou pdf ) ou sobre papel.

Formadores: António Coelho, Cláudia Dias, José Feitor, Luís Henriques, Isabel Baraona, Manuel Leitão, Manuel Diogo, Pedro Vieira de Moura, Rui Silva, Sara Figueiredo Costa
Duração: 120 horas, em 30 sessões de 4 horas às Segundas e Terças-feiras.
Horário: 18h-22h
Datas: 26 de Março a 10 de Julho
Entrevistas: 23 de Fevereiro 
Preço: 450 euros (com possibilidade de pagamento em duas prestações, a primeira até 28 de Fevereiro e a segunda até 23 de Março). Os associados da Oficina do Cego recebem como bónus de inscrição no curso um ano de quotas pagas.   
Materiais: os materiais e consumíveis utilizados durante a formação são fornecidos pela Oficina do Cego. Os materiais necessários ao projecto individual de cada formando são da responsabilidade dos respectivos formandos.

Objectivos gerais:
O curso de Auto-Edição da Oficina do Cego oferece uma formação transversal que alia a aquisição e aplicação efectivas de competências em artes gráficas – segundo o lema "aprender, fazendo" ao conhecimento das práticas editoriais, contextualizando a sua história e as múltiplas tendências actuais. Os módulos de trabalho incluem sessões teóricas e práticas. As sessões práticas privilegiam a familiarização e a experimentação de técnicas de impressão e pós-impressão potencialmente complementares: serigrafia, tipografia de caracteres móveis, linogravura, técnicas artesanais de encadernação, entre outras, dotadas de capacidades expressivas e comunicacionais raramente exploradas no universo editorial comercial. Sem comprometer a especificidade de cada técnica, os enunciados propostos terão sempre como objectivo nuclear a criação de uma publicação única de autoria singular, de carácter essencialmente gráfico. As sessões teóricas debruçam-se sobre temas como história do livro, edição, livro ilustrado e livros de artista, e as sessões teórico-práticas apresentam conceitos essenciais à prática editorial, propondo modos para a sua concretização em função do projecto individual de cada aluno.

Nesse sentido, a formação contempla também os seguintes aspectos:
Selecção de suportes e conteúdos; delineamento de critérios editoriais.
Produção, recolha e subsequente tratamento de imagens; paginação; selecção de materiais e técnicas de impressão; preparação de documentos digitais para impressão; tarefas de pós-impressão;
Questões relacionadas com o registo da publicação (Depósito legal e ISBN); lógicas de distribuição.

1 comentário:

margarete disse...

quase dá vontade de chorar :(
(por me ser inacessível)

Enviar um comentário