domingo, 7 de outubro de 2012


A todos os associados e interessados:

Tendo findado o prazo estipulado para a apresentação de candidaturas aos órgãos sociais para o triénio de 2012-2015, vimos por este meio divulgar a única lista concorrente, de acordo com o documento entregue à Direcção ainda vigente. Recordamos a todos os associados que a Assembleia Eleitoral está marcada para o próximo dia 12 (sexta-feira), pelas 21 horas, no nº 4 da Rua Newton, em Lisboa. De acordo com o Regulamento Interno, "A Assembleia-geral reunirá em primeira sessão à hora constante da respectiva convocatória desde que estejam presentes pelo menos dois terços de associados que se encontrem no pleno gozo dos seus direitos sociais.
3. Se à hora marcada para a primeira sessão não estiver presente o número de associados exigido no número anterior, a Assembleia-geral reunirá meia hora depois com qualquer número de associados presentes."



Lista A

De acordo com o estipulado no Regulamento Interno da Associação Oficina do Cego, vimos por este meio apresentar a candidatura da seguinte lista, indicando desde já os nomes dos associados candidatos a que papéis dos órgãos da associação:

Para a Direcção da Associação
Pedro Moura, associado nº 5, para Presidente da Direcção
Cláudia Dias, associada nº 6, para Primeira Vogal da Direcção
Manuel Leitão, associado nº 9, para Segundo Vogal da Direcção
            Para a Mesa da Assembleia-Geral
                        Sara Figueiredo Costa, associada nº 7, para Presidente da Mesa
                        Catarina Figueiredo Cardoso, associada nº 20, para Primeira Secretária da Mesa
                        António Coelho, associado nº 3, para Segundo Secretário da Mesa
Para o Conselho Fiscal
            José Feitor, associado nº 1, para Presidente do Conselho Fiscal
            Lucas Barbosa, associado nº 30, para membro do Conselho Fiscal
            Isabel Baraona, associada nº 4, para membro do Conselho Fiscal

O programa desta lista consiste nos seguintes pontos:
1.      Um programa de continuidade em relação à anterior Direcção, procurando corrigir modos de funcionamento, de comunicação e de usufruto do espaço e património, por força da recente mudança de espaço de trabalho e condições do seu funcionamento;
2.      Fomentar uma progressiva abertura ao envolvimento de todos os associados no máximo do funcionamento, acções, projectos e vida social da associação;
3.      Uma cada vez maior agilização dos instrumentos de funcionamento previstos, compreendo:
a.       O plano de edições anual, que se pretende expandir e tornar transparente e público quer junto aos associados quer junto ao público em geral
b.      As formações, que desejamos multiplicar e expandir, em termos de saberes disciplinares, formadores envolvidos, cruzamento de técnicas mas também na efectivação dos seus resultados
c.       No seguimento do ponto anterior, uma procura de condições que possam fomentar a formação de um público mais jovem, até mesmo infantil
d.      O usufruto dos saberes e do património técnico e material da associação pelos seus associados, de maneira a criar riqueza interna e uma mais íntima relação com os associados, através de um mapa de ocupação e uso do espaço e ferramentas disponibilizadas
e.       A comunicação directa com os associados, através de vários meios pessoais de comunicação, tal como ofertas para associados com as quotas em dia
f.        Uma maior exposição dos trabalhos e acções da associação junto ao público em geral
g.       Uma articulação dos nossos projectos ou eventos com outras entidades, públicas ou privadas, colectivas ou individuais, que levem a uma conjunção de esforços, melhoria de condições de trabalho e exposição, e uma mais eficaz comunicação
4.      Uma procura por uma vida social aberta que fomente o uso do espaço como ponto de encontro e convívio entre associados, assim como de discussão, debate e desenvolvimento de trabalho junto a um público especialmente interessado. Com esse fito, prevemos:
a.       A organização de exposições, quer de projectos desenvolvidos pela própria associação ou no seu seio, inclusive os resultados dos vários módulos formativos, quer de projectos pertinentes que sejam apresentados por associados ou mesmo terceiros
b.      A organização de eventos em torno de áreas relacionadas com os nossos propósitos ou contíguas, sob a forma de mostras bibliográficas, ciclos de cinema, de mesas-redondas, debates, workshops temáticos
c.       A manutenção de um calendário regular de “porta aberta”, levando a que se criem entre os associados hábitos regulares de usufruto do espaço, seja para o desenvolvimento de projectos próprios seja para convívio
5.      Uma mais concertada gestão do património próprio da associação, assim como dos seus bens financeiros, elaborando um mapa de curto, médio e longo prazo de aquisição de equipamento, com prioridades claras e integradas no pleno funcionamento das formações, eventos e outras acções indicadas acima.
6.      Uma mais eficaz distribuição de funções e concentração de tarefas, de maneira a tornar mais céleres e claras as respostas exigidas à associação pelos seus associados ou terceiros, sem nunca colocar em causa a liberdade de todo e qualquer associado se envolver em todos os seus aspectos.



Sem comentários:

Enviar um comentário